Dear John, o que você faria se uma carta muda-se tudo? - Nicolas Sparks

Para efetuar download do livro, clique sobre a imagem
Bom gente vou falar sobre o livro "Dear John", traduzido para o português como "Querido John". O livro conta a história do soldado do exercito americano Jonh Tryee quando ele se apaixona por uma universitária conservadora, Savannah Curtis, em meio as férias na cidade onde nasceu. O John conhece a Savannah de uma forma bastante inusitada, ele salva a bolsa dela que caiu no mar, depois disso eles vão para a casa onde ela está com seus amigos de "férias" ( deixa eu explicar o por que de férias com aspas, a Savannah vai para a tal cidade para ajudar a construir uma casa para uma familia pobre, bem linda essa atitude dela). Depois desse primeiro encontro, eles passam a se ver quase diariamente durante duas semanas. Durante essas duas semanas cresce um amor verdadeiro entre as duas partes, um amor que nem mesmo a distância é capaz de destruir. Acaba as férias de Jonh ele tem que voltar para o exercito, quando ele volta passa a se comunicar com Savannah quase que exclusivamente por cartas. E a cada carta o amor entre eles dois passa a aumentar. Quando o período obrigatório de serviço de Jonh está quase acabando acontece um das maiores catastofres da história americana, em 11 de setembro de 2001 o ataque as torres gêmeas em Nova Iorque, sabendo disso John decide prolongar o seu tempo de serviço no exercito, o que Savannah não gosta, mas mesmo assim aceita. Depois de mais uns dias no exercito Jonh recebe uma carta de Savannah e nessa carta ela põe um fim no relacionamento deles. Jonh fica muito triste com isso, só que aceita a condição dela. Um dia Jonh recebe a triste noticia de que seu pai morreu, por isso volta a sua cidade para preparar as coisas para uma ultima homenagem para o seu pai, depois que faz isso Jonh resolve ir na casa de Savannah que fica em uma outra cidade, quando ele chega lá ele vê uma Savannah diferente, ele vê uma mulher completamente deprimida, isso por que Savannah tinha se casado com Tim (melhor amigo dela, que conhece Jonh) e agora ele está a beira da morte por causa de um câncer que haje de forma devastadora sobre ele e um tratamento experimental que poderia lhe dar mais um tempo de vida custa muito caro e o plano de saúde deles não cobre. A principio Jonh fica arrasado por saber o por que de Savannah o ter deixado, só que quando ele vê a situação de Tim passa a entender o sentido que teve a decisão que ela tomou. Sabendo de tudo o que Tim está passando e do tratamento que pode ser sua chance de cura Jonh decide que ira vender a coisa que para seu pai era mais de fundamental importância, uma coleção de moedas, o dinheiro que ele ganha com a venda de coleção doa de forma anônima para Tim poder fazer o tratamento. Tim faz o tratamento e consegue a cura para a sua doença e passa a viver com Savannah. Isso mesmo, Savannah acaba com Tim no livro, indignante não? 

Dear Jonh pode ser considerado um dos livros mais lindos que já li, ele mostra que um amor de verdade pode vencer toda e qualquer barreira, mostra também que o amor pode lhe fazer coisas jamais você faria por qualquer outra pessoa. 

Fato interessante é que mais uma vez um livro do já consagrado autor Nicolas Sparks ganha uma adaptação para o cinema. O filme foi lançado dia maio de 2010, e se mostrou mais um sucesso de bilheteiras. Mesmo o filme se demonstrando completamente falho em relação ao livro, uma adaptação que não faz justo nem de longe ao livro. A adaptação é tão falha que nela o Tim morre depois do tratamento!!! Fica meio que assim, depois de o John vender a coleção mega importante do pai dele para salvar o cara isso não vale de nada, ele só vive mais dois meses, tudo bem que isso foi o suficiente para ele poder fazer as ultimas coisas que precisa fazer na terra, mas mesmo assim não vale o John fazer o que fez para o cara morrer depois. Não, mais o pior mesmo é que o filme acaba sem um final definitivo, a Savannah encontra o Jonh depois de um tempo e eles se abraçam, depois acaba o filme, dai fica a dúvida isso quer dizer que eles vão voltar? Se você assistiu o filme e conseguiu entender isso por favor me diz o que foi, por que eu me perdi totalmente. 


 Trailer do filme


Voltando um pouco ao livro agora, tentei encontrar a melhor citação do livro, só que não consigo escolher nenhuma! O livro é muito bom, cada frase me leva a querer ler mais e mais do livro. E cada paragrafo se demonstra melhor que o outro. Por isso decide colocar o prologo inteiro aqui.
"
 Lenoir, 2006
O que significa amar verdadeiramente outra pessoa?
Havia um tempo na minha vida em que eu pensava que realmente sabia a resposta: significava que eu me importava com Savannah mais profundamente do que eu me importava comigo mesmo e que nós iríamos passar o resto das nossas vidas juntos. Não teria sido preciso muito. Uma vez ela me contou que a chave para a felicidade era sonhos alcançáveis, e que os dela não eram nada fora do comum. Casamento, família... o básico. Significava que eu teria um emprego fixo, a casa com a cerca branca, e uma minivan ou um SUV
futebol ou aos recitais de piano. Duas ou três crianças, ela nunca foi clara quanto à isso, mas o meu palpite é que quando o tempo viesse, ela teria sugerido que nós deixássemos a natureza seguir seu curso e deixar que Deus tomasse a decisão. Ela era assim-religiosa, eu quero dizer- e eu acho que isso foi parte da razão que eu me apaixonei por ela. Mas não importa o que estivesse acontecendo nas nossas vidas, eu podia me imaginar deitado ao lado dela na cama no fim do dia, abraçando-a enquanto nós conversávamos e ríamos, perdidos nos braços um do outro.
*Tipo de carro grande.
Não soa tão irreal, certo? Quando duas pessoas se amam? Isso era o que eu pensava também. E enquanto uma parte de mim ainda quer acreditar que é possível, eu sei que não vai acontecer. Quando eu for embora de novo, eu nunca vou voltar. Por enquanto, no entanto, sentarei na encosta da colina espiando a fazenda dela e esperarei ela aparecer. Ela não poderá me ver, é claro. No exército, você aprende a se camuflar nos seus arredores, e eu aprendi bem, porque eu não tinha nenhum desejo de morrer em algum depósito de lixo estrangeiro no meio do deserto do Iraque. Mas eu tinha que voltar para essa pequena cidade montanhosa da Carolina do Norte para descobrir o que aconteceu.
Quando uma pessoa coloca alguma coisa em movimento, há um sentimento de mal-estar, quase arrependimento, até você descobrir a verdade.
Mas disso eu estou certo: Savannah nunca saberá que eu estou aqui hoje.
Uma parte de mim dói só com o pensamento de ela estar tão perto e ainda assim tão intocável, mas a história dela e a minha são diferentes agora. Não foi fácil pra mim aceitar essa simples verdade, porque houve um tempo em que nossas histórias eram as mesmas, mas isso foi há seis anos e duas vidas atrás. Há lembranças para nós dois, é claro, mas eu aprendi que as memórias podem ter uma presença física, quase viva, e nisso, Savannah e eu somos
diferentes também. Se as dela são as estrelas no céu da noite, as minhas são os espaços vazios entre elas. E diferente dela, eu tenho sido sobre carregado com perguntas que eu tenho feito a mim mesmo mil vezes desde a última vez que nós estivemos juntos. Por que eu fiz o que fiz? E eu faria de novo? Fui eu, você sabe, quem acabou tudo. 
Nas árvores ao meu redor, as folhas estão só começando a lentamente mudar pra cor de fogo, reluzindo enquanto o sol espia sobre o horizonte. Os pássaros começaram seus cânticos matinais, e o ar está perfumado com o aroma de pinho e terra; diferente do aroma de mar e sal da minha cidade natal. Logo, a porta da frente se abre, e é aí que eu a vejo. Apesar da distância entre nós, eu me pego prendendo a respiração enquanto ela caminha em direção ao amanhecer. Ela se espreguiça descendo os degraus da frente e segue para o outro lado. Além dela, o pasto dos cavalos brilha como um oceano verde, e ela passa pelo portão que leva até ele. Um cavalo solta um cumprimento, assim como outro, e meu primeiro pensamento é que Savannah parece muito pequena para estar se movendo tão facilmente entre eles. Mas ela sempre foi confortável com cavalos, e eles eram confortáveis com ela. Meia dúzia deles mordiscam a grama perto da estaca da cerca, e Midas, o Arabian whitesocked* dela dispara para um lado. Eu cavalguei com ela uma vez, felizmente sem danos, e eu estava me segurando como podia, lembro de pensar que ela parecia tão relaxada na sela que poderia estar assistindo televisão. Savannah leva um tempo pra cumprimentar Midas agora. Ela esfrega o nariz dele enquanto murmura algo, dá tapinhas nas coxas dele, e quando se vira, ele
empina as orelhas enquanto ela segue em direção ao celeiro.
*Raça de cavalo.
Ela desaparece, então emerge mais uma vez, carregando dois sacos-grãos de aveia, eu acho. Ela segura os sacos em cima de duas estacas da cerca, e alguns dos cavalos trotam em direção a elas. Quando ela dá um passo atrás para dar espaço, eu vejo seu cabelo esvoaçar na brisa antes que ela pegue uma sela e um freio. Enquanto Midas come, ela o prepara para a corrida, e alguns minutos depois ela o está guiando para fora do pasto, em direção às trilhas da floresta, com a mesma aparência que ela tinha seis anos atrás. Eu sei que não é verdade - a vi de perto ano passado e notei as primeiras linhas finas começando a se formar ao redor dos seus olhos - mas o prisma pelo qual eu a enxergo permanece pra mim inalterado. Para mim, ela sempre terá 21 anos e eu sempre terei 23. Minha estação fica na Alemanha; eu ainda
tenho que ir à Fallujah ou a Bagdá ou receber a carta dela, que eu li na estação da estrada de ferro de Samawah nas primeiras semanas da minha campanha; eu ainda tenho que voltar pra casa depois dos eventos que mudaram o curso da minha vida.
Agora, com 29 anos, eu às vezes me pergunto sobre as escolhas que fiz. O exército se tornou a única vida que eu conheço. Não sei se eu deveria estar irritado ou contente com esse fato; na maioria do tempo, eu me encontro alternando entre os dois sentimentos, dependendo do dia. Quando as pessoas perguntam, digo a elas que sou um grunhido, e não estou mentindo. Ainda vivo em uma base na Alemanha, tenho talvez cem mil dólares em economias e não tenho um encontro há anos.
Eu não surfo mais, mesmo quando estou de licença, mas nos meus dias de folga eu dirijo minha Harley para o norte ou para o sul, pra onde quer que o meu humor me levar. A Harley foi à única coisa melhor que eu já comprei pra mim mesmo, embora tenha custado uma fortuna naquele tempo. Combina comigo, desde que eu me tornei um tipo de solitário. A maioria dos meus amigos deixaram o serviço, mas eu provavelmente vou ser mandado de
volta para o Iraque nos próximos meses. Pelo menos, estes são os rumores que circulam na base. Na primeira vez que eu encontrei Savannah Lynn Curtis - para mim, ela sempre será Savannah Lynn Crutis - eu nunca poderia prever que a minha vida iria terminar do jeito que está ou acreditar que faria do exército a minha carreira. Mas eu a encontrei; isso é o que faz a minha vida atual ser tão estranha. Eu me apaixonei por ela quando nós estávamos juntos, então me apaixonei mais profundamente por ela nos anos que nós ficamos separados. Nossa estória tem três partes: um começo, um meio e um fim. E embora esse seja o modo que todas as estória se desenrolam, eu ainda não acredito que a nossa não durou para sempre.
Eu reflito essas coisas, e como sempre, nosso tempo juntos volta pra mim. Eu me acho lembrando como começou por enquanto essas memórias são tudo que me restaram. (.....)"
Eu me apaixonei pelo livro desde o prologo, espero que gostem. 
Ah, o ebook que está para download está em uma pasta zipada, dentro da pasta estão os devidos créditos da digitalização.  

1 comentários:

jessy disse... [Responder comentário]

ola td bem?

eu li este livro alias terminei ontem rsrs
pra falar a verdade eu gostei muito td bem ke nau estou acostumada a ler livros assim tipo ke as pessoas nau ficam juntas no final pois leio livros super romanticos adorei seu blog super espero pela nova
dica xau xau .....

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^