O preço de uma lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

Oi gente |õ| , tudo bom com vocês ? Comigo eu estou sobrevivendo [: . 

Mas enfim, vamos ao que tenho para compartilhar com vocês [: . 


Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Minha avaliação : 

Bem falar desse livro é extremamente complicado para mim... Complicado por diversos motivos, mas um dos principais é a semelhança que o personagem principal apresenta com um certo alguém importante para mim....

Durante a leitura inteira eu tentei ao máximo me distanciar desse sentimento de ódio que nutri em relação ao personagem principal por ele se assemelhar ao meu certo alguém, mas chegou em pontos que foi impossível não parar e falhar : " Porra cara tu é muito idiota !!!! " e simplesmente jogar o livro longe e só retomar a leitura depois de duas ou três horas.

A história começa quando dois amigos fazem uma aposta de levar uma revista pornô para a escola e com eles acabam fazendo amizade com outras duas garotas, juntos eles viram grandes amigos e formam o Quarteto 21, nome dado devido a todos terem nascido no dia 21.

Depois de alguns anos o quarteto acaba tomando rumos diferentes, 3 dos integrantes acabam indo morar fora do Brasil. Nesse momento é que começa a história para valer, o personagem principal acaba ficando no Brasil e nos contando sobre as suas relações amorosas. O livro todo é voltado a contar isso. Conta desde sua primeira 'namorada' Sara até seu grande amor Juliana.

As suas primeiras relações foram um verdadeiro fracasso, tanto que as 3 primeiras relações, os ficas entre elas e o começo da amizade com os amigos dele são relatados nas primeiras, aproximadamente, 60 páginas do livro, as outras 300 são todas dedicadas aos acontecimentos dele com a Juliana. O que por sinal é extremamente broxante !

O livro em si, não tem grandes surpresas, não tem emoções, não tem amor, não tem romance, não tem aventura, não tem uma história decente! É, basicamente, um auto biografia de um moleque de 22 anos, que, como diz mamãe, mal sabe lavar suas próprias cuecas, quem dirá fazer algo decente !

Ok, ok, ok, o menino viveu um grande amor, ou pelo menos pensou ter vivido, ao meu ver o que ele viveu foi uma grande obsessão e não um amor, ele trabalhou como modelo, foi contratado por uma grande empresa e blá, blá, blá, mas na boa, com 22 anos só se tem história suficiente para contar quem sobreviveu a uma guerra, uma grande catástrofe natural, foi sequestrado por alguém quando criança e passou anos em cativeiro ou algo do gênero, o restante é balela pura !

Um ponto que merece grande destaque no livro é como esses meninos ( os autores ) conseguiram encher uma bela duma linguiça ! Enrolaram, enrolaram, enrolaram, mas enrolaram tanto, quem um livro sem história alguma conseguiu chegar as quase 400 páginas ! Quando eu peguei o livro em mãos, fiquei totalmente pasma ! E quando terminei de ler, fiquei mas pasma ainda! Fiquei pasma em como eu perdi um belíssimo tempo na minha vida, lendo aquilo!

A obra tem um excesso de detalhes enlouquecedor ! O personagem principal só faltou relatar os segundos dos momentos importantes que ele viveu com a Juliana ! E isso é em tudo, ele vai relatando com data completa, dia-mês-ano, cada evento que acontece na vida dele. Os diálogos são intermináveis, tem um que dura umas 5 páginas ! Os parágrafos são enormes e os capítulos mais ainda, o pior é que tudo isso é cheio de detalhes sem qualquer importância ! Que poderiam muito bem ser excluídos e não fariam diferença alguma ! E enquanto há esse excesso em alguns pontos em outro há uma total omissão de detalhes ! Infelizmente não posso relatar esse momentos, pois assim acabaria virando spoiler, mas quem conferi o livro verá isso.

O final é sem sombra de dúvidas, a pior parte do livro ! No final ao mesmo tempo que tudo o que acontece no livro faz sentido, também fica um vazio, vazio que pode indica que haverá um novo livro, e, enquanto escrevo esse post, recebi a informação que está confirmado um segundo livro. Não tenho mais informações sobre isso. Mas aos interessados peço que entrem em contato com a Novo Conceito pelo site ou twitter

Como eu disse no início, o personagem principal se assemelha a um alguém para mim e no começo sim foi esse o motivo de eu não ter gostado do livro, mas com o decorrer da história, eu fui percebendo que a história era ruim só por causa disso, tinhas muitos outros pontos falhos, por isso o meu tamanho desgosto pelo livro.

Para finalizar eu só posso dizer que eu não recomendo o livro ! Ele pode até ter conseguido agradar a algumas pessoas, mas ele não me convenceu ! A história é fraca e sem sentido ! Em muitos pontos ela poderia ter sido melhorada, ou melhor, ela poderia nem ter sido escrita, se isso tivesse acontecido sem sombra de dúvidas, muitas árvores iriam agradecer por não terem sido derrubadas :S .

Bem fica a critério de vocês, leitores, levarem ou não em conta a minha opinião. 


Até õ/

14 comentários:

Jana disse... [Responder comentário]

acabei de desistir agora. haha
eu imaginava que era assim mesmo, tua resenha só confirmou minha suspeita... =/

Malena disse... [Responder comentário]

Queria convida-la a visitar o Embalaço e se gostar fique a vontade para seguir ^^ Sigo de volta...

Novos marcadores semana que vem, não perca:
http://embalaco.blogspot.com/2012/01/novos-marcadores.html

Mi disse... [Responder comentário]

Só leio resenhas negativas :(
Coragem pra ler esse livro? Só se eu for buscar dos mundos subterrâneos! #prontofalei

:*
Mi
Inteiramente Diva

Larissa Corrêa disse... [Responder comentário]

ooi, tudo bem ?
tem concurso rolando no meu blog em parceria com os blogs Dicas Luh e Look's e Cia !
Participe ! Os prêmios são boooons *-* HAHA
Kisu ;*
http://ladonerdl.blogspot.com/

Thalita Maia disse... [Responder comentário]

Deve ser bem legal o livro!!
Amei o blog, liindo *-*
Beijos ;*
just-a-girl21.blogspot.com

Amanda Celestrino disse... [Responder comentário]

Oie flor, amei o blog =)
Já estou seguindo!, segue de volta?
Beijãoo e uma ótimas semana para você *-*

Wendyel disse... [Responder comentário]

Pelo que tu disse deve mesmo ser ruim :/ ~Quando imaginei um livro dele, pensei que fosse no máximo 100 páginas. E nossa 400 e ainda ruim, é encher linguiça mesmo.

@wendyelmb
http://tecido-doce.blogspot.com/
http://cerejadeneve.wordpress.com/

Anônimo disse... [Responder comentário]

http://mudandodetemaofficial.blogspot.com/
Ta rolando um concurso lá de pets, inscreve o seu

HONORATO, Sandro. disse... [Responder comentário]

KKKKKKKKKKKKKKKKK Uma resneha negativa,até que fim *-*
Bom,comprei "A Cabana"..é bom mesmo?

Nunca vou te trair Tha..e aquele texto no meu blog foi pra dona L. kkkkk

Beijos e cuide-se

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi flor....amada mudei o blog todo, se viu ne rsrs

Ainda nao tive tempo de avisar a todas!! Estou com 3 sorteios se jogue la viu amada!!

Valeu meu anjo por seu comentário e carinho no meu Bloguinho!

Beijinhos e fique com Deus

www.universoglam.com

Cristiane Dornelas disse... [Responder comentário]

Eu estou lendo eu estou lendo. Não sou lá muito fã de nacionais mas esse livro eu fiquei de olho nele desde o lançamento. Agora tenho e já devorei umas 90 paginas... Comecei a ler ontem mesmo! Dá pra imaginar? Muito bom! Pelo menos até agora. Vejamos até o final no que dá né!

Nana Barcellos disse... [Responder comentário]

Hey!
O livro tem um personagem que tem lembra alguém?
Eu odeio quando isso acontece, especialmente quando é alguém em forma 'amorosa', fica a imagem da pessoa na cabeça.. durante a leitura HAHAHA

Engraçado todas as resenhas que li até agora sobre esse livro, as pessoas não recomendam..

beijos
Nana - Obsession Valley

Adolescentário disse... [Responder comentário]

Oii flor vim rapidinho te chamar pra conhecer o blog de uma amiga, é sobre Animais, e é novo, Segue? ela retribui sauhsua

link:
http://lovspet.blogspot.com/

Katrine Bernardo disse... [Responder comentário]

ooi linda, me apaixonei pelo seu blog. estou seguindo.
segue de volta se puder? comecei agora e toda a ajuda é bem vinda ;)
http://katrinemakeup.blogspot.com
obg **-*

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^