Dica Nacional #02

Olá gente , tudo bem ?

Comigo é melhor não comentar .__.

Mas vamos lá, lembram que a algum tempo atrás eu apresentei para vocês a tag Dica Nacional e falei que lá ia postar coisas legais sobre o Brasil? Então cá está ela de volta \õõ/ .

Hoje vou falar de novo de mais um livro.. rsrs' .. se acostumem esse provavelmente vai ser o assunto mais abordado por aqui.. rsrs' ... o livro de hoje se chama A insônia do Vampiro e foi escrito pelo Ivan Jaf .

Sinopse : Passar as noites acordado não é um problema para o narrador desta história. Afinal, ele é um vampiro, e só pode sair em busca de sangue no escuro das madrugadas. O mal de que sofre é exatamente o oposto: passar os dias em claro, revirando-se no caixão! E o dia dura o dobro da noite - o que torna sua agonia duas vezes pior que a de um mortal. Na busca de cura, decide fazer análise. Ele sabe que escavar traumas de centenas de anos não vai ser fácil, sobretudo ao revolver dolorosas recordações de Portugal, sua terra natal... Nessas lembranças, vem à tona a amizade com um vampiro religioso que, em plena Lisboa do século XVIII, morde o pescoço de um indefeso bebê - o que geraria consequências tão tenebrosas quanto o ato. Nessa regressão, o narrador revive também momentos históricos, como a Grande Peste, o Terremoto de Lisboa e o surgimento do Iluminismo. Resta saber em que parte desse passado está enterrada a solução que dará fim ao tormento de seu presente.


Minha avaliação :

Assim o livro começa de uma forma super inusitada possível, o livro fala sobre um vampiro que tem insônia -q , e a insônia em vampiros é uma coisa meio grave, tipo ele passa o dia inteiro acordado dentro de um caixão :s e sabemos que o dia é duas vezes mais longo que a noite, então já viu o sufuco do cara né ? :s , por isso ele resolve procurar uma analista *-* , ele encontra uma que tbm é vampira, por que se fosse uma mortal ia acabar matando ela de susto -q , enfim, logo na primeira sessão a analista diz que ele deve falar sobre a história de outras pessoas e não dá dele, deixa eu explicar isso, tipo vampiros são meio egocêntricos e acabam que só falam sobre si mesmo por horas e horas e com isso não se consegue descobrir qual o problema dele, então falando sobre pessoas que foram importantes para ele, história que ele se recorda de alguém, sobre como ele foi transformado e etc, etc, etc fica mais fácil para se descobrir qual o seu problema, sacaram ?
Continuando, por isso ele começa a falar sobre a história de seu amigo o Raimundo Pascoal e assim, o Raimundo nutre o sonho de ter uma família, tipo esposa, filhos e tals, só que com vampiros é meio difícil fazer isso .-. e ele não consegue entender isso, então acaba que numa bela noite ele esta andando pelas ruas de Lisboa e ouve barulhos vindo de uma casa e resolve espiar para ver o que é, quando chega lá uma mulher está parindo e ele vê a criança e se encanta com ela *-* e acaba que ele faz uma bobagem .-. , ele vai e dá uma pequena mordida na criança .-. e sai rapidamente do local, chegando no lugar onde ele morava com o vampiro e conta para ele o que fez, então chocado com isso fica decidido que no outro dia eles vão na casa da criança para ver se ela vai ou não se transformar em um pequeno vampirinho *-* ( foi mal exagerei agora -q ) .
No outro dia quando chegam lá percebem que a mulher teve um outro bebê! Ou seja, não foi apenas um bebê, foram 2 ! E o pior, eles são iguais ! Com isso eles são obrigados a vigiar as duas crianças para tentar descobrir qual das duas foi a que Raimundo mordeu. 
As duas crianças iam relativamente bem , até que um dos bebês começa a beber sangue 0-0 , nisso eles descobrem qual que foi o bebê que Raimundo mordeu -q  e isso desperta a curiosidade da vampira que 'comanda' a cidade que é a Rosa Loba e não é só dela que é chamada a atenção o pessoal da Santa Inquisição tbm 0-0 ( naquele período da história a Santa Inquisição da IC estava tipo no auge, eles pegando e matando gente todo dia ç_ç ), mas quando ambos estavam quase para pegar a criança acontece o grande terremoto de Lisboa e com isso a Rosa Loba seus capamgas e Raimundo acabam sendo mortos e as crianças e sua familia acabam desaparecendo. 
O vampiro inconformado com o desaparecimento das crianças começa a procurar elas pelos escombros da cidade e quando já estava quase perdendo as esperanças, és que ele os encontra ! Mas um estava bebendo leite e o outro sangue para se alimentar! Nesse momento uns padres veem aquilo e decidem que vão cuidar das crianças! E são dados os nomes para eles, ao que se alimentou de sangue dão o nome de Vicente, até ai tudo bem, só que ai começa mais um problema -q , os padres começam a usar as duas crianças como exemplos do 'bem' e do 'mal' e o vampiro não gosta muito disso não.. rsrs'.. então acaba que ele invade a igreja e leva para casa o pequeno Vicente, como ele não tem condições de criar uma criança, sendo vampira ou não, ele deixa Vicente na casa de uma familia humilde e deixa uma quantia de dinheiro prometendo que se eles cuidarem bem da criança todo mês receberam por isso. 
O tempo vai passando e o vampiro vai acompanhando o desenvolvimento de Vicente e vê que ele se comporta como uma criança normal... 
existencia do outro ) e decide ir atrás dele ! Então começa uma viagem muito perigosa, tanto para Vicente quanto para o vampiro que vai atrás dele -q e é nesse momento que descobrimos o motivo da insônia do vampiro... 

Bem só posso dizer que adorei esse livro, o autor conseguiu me conquistar ele casou muito bem duas coisas que eu adoro, história e uma boa estória com um toque sobrenatural ! Teve momentos que me senti mesmo no século XVIII de tão real que ficou o livro ! Eu adorei ² , o livro não perde o embalo em nenhum momento, tipo ele te envolve em uma história um pouco pesada pois tem detalhes bem pesados sobre os horrores que Inquisição fez pelos lugares por onde passou... E saber que tudo aquilo aconteceu de fato é de arrepiar mais do que qualquer história de vampiro >< ...

Continuando, um ponto muito legal desse livro é que enquanto buscamos saber o motivo da insônia do vampiro acabamos viajando para a passado e revivendo a grande peste que atingiu Lisboa no século XVIII , vemos também o terremoto que destruiu quase toda Lisboa, o surgimento do Iluminismo, mas na minha opinião o ponto alto mesmo é a Santa Inquisição, cara é tamanho o realismo que chega a assustar um pouco... E a união de todos esses assuntos ficou de uma forma tão interessante! O livro é realmente muito envolvente! E o ótimo é que se você está estudando sobre esses assuntos lendo o livro parece que tudo se conecta dentro da sua mente e vc entende tudo rapim ^^ ( só falei isso por que eu estava estudando sobre a inquisição quando comecei a ler o livro -q ). 



aaa ponto positivo, o livro tem continuação ! A continuação se chama o Vampiro que descobriu o Brasil *-* , que eu ainda não li, mas quero ler ^^ . 

Há uma coisa que esqueci de contar mas acho que perceberam, essa é realmente uma história sobre vampiros ! Sai totalmente do clichê que é tanto mostrado hoje em dia ! Tipo o vampiro N-Ã-O se apaixona por uma garota ! Ele não é um romântico incontrolável, ele é só um vampiro, apenas isso... O que me fez em algumas partes me lembrar de Entrevista com o vampiro da Anne Rice *-* . Creio que uma comparação com os dois não seja correta, maaas foi o que eu senti! Tipo eles são vampiros normais, nada da água com açúcar que é vendida ultimamente ¬¬' , pô desde quando vampiro se alimente de animais ?! Ele é um vampiro, vai mesmo é chupar sangue de animal e não de bicho ú.ú , haha' pirei agora :x , mas enfim, é isso >< .

Hm, o livro tbm é cheio de notas explicativas sobre os diversos assuntos que são abordados e tem ilustrações ótimas ! Adorei a arte gráfica *-* . 

Quem gostou do livro recomendo procurar na biblioteca da sua escola, pois ele foi produzido pela Ática justamente com a intenção de ir para as escolas para ajudar nas aulas e não só ele, foi produzida uma coletânia só de histórias sobre vampiros ^^ , legal né ? .





Book trailer (:

Bem, gostaram da dica ?

Então gente é isso , bjim, bjim até o próximo post \õõ/

10 comentários:

Bia Carvalho disse... [Responder comentário]

Não conhecia esse livro.
Adoro livros de vampiros e como os nacionais estão surpreendendo, esse vai para a lista!

Já estou te seguindo, quando tiver um tempinho, me faz uma visitinha?
www.amormisterioesangue.com

Bjs

Karol (Blog Miss Carbono) disse... [Responder comentário]

Já li 'O vampiro que descobriu o Brasil' há algum tempo mas não sabia que era a continuação desse livro. Fiquei curiosa para ler o primeiro xD

teh mais

HONORATO, Sandro. disse... [Responder comentário]

Tha :)
E ai como você esta?
Poxa,não conhecia o livro >.<

Saudades de falar contigo no msn :)

Beijos e tudo de bom

Thaís *-* disse... [Responder comentário]

Também não conhecia o livro. Vampiro que descobriu o Brasil rsrs legal os nomes, interessantes. Gostei da sinopse do Livro achei bem aventureiro! ( dá medo u.u )

Beijinhos,
bonequinhadeluxo.blogspot.com -visita?

Débora Morais disse... [Responder comentário]

Oi flor, que linnnnnnnnnnnndo seu blog. amei , muito perfeito *-*
seguindo, me segue?
beijinhos
deboramoraiss.blogspot.com

Mi disse... [Responder comentário]

Tá, não conhecia esse livro e super me interessei ;D
Valeu pela dica!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Lencos e aderecos disse... [Responder comentário]

Oie Thalita, eu tbm nao conhecia esse livro.

Obrigada pelo comentário carinho no meu níver flor :D fiquei mto, mas mto feliz mesmo.

bjiimm e ótima noite

http://muslimahfashionn.blogspot.com

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

Aislan Faustino disse... [Responder comentário]

Oiiii tomara mesmo e ela é muito ateimosa, mais estamos com pensamento positivo e ainda bem que esta no começo ai fica mais facil :), sobre o post é muito interessante esse livro principalmente o titulo rs' muito obrigado pela sua atenção viu *-* volte sempre Best Freind !!

thegirlandboy.blogspot.com

Rafaela disse... [Responder comentário]

Oi flor nossa eu ja li esse livro mas nem me lembrava, eu ate peguei ele na escola, rrs. mas é muito bom msm!
BJS

Raphaela disse... [Responder comentário]

Ouww!!!

Super bacana a sua iniciativa de mostrar oa autores brasileiros, temos tantos autores bons! *o*

Mas confesso que nao me interessei pelo livro "/

Beijokas! :*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualzeLeitura

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^