As crônicas de Nárnia - C.S Lewis

Olá gente tudo bem ?

Então, venho hoje falar de um livro ( uns livros ) que já li a um tempinho atrás e hoje me deu vontade de falar deles \õ/ rs'. Enfim, vamos começar logo com isso rsrs'.

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

Minha avaliação :

Bem eu não li cada história em um livro diferente ^^' , eu li o volume único u_u' e confesso que assim foi bem prático, bem mais rápido do que ficar procurando livro por livro mundo a fora ._. , mas enfim, a forma como li não importa tanto assim né? O importante foi que li \õ/.

Assim eu fiz de novo, mais uma vez, para variar a coisa errada, primeiro assisti ao filme e depois li o livro x_x , mas até que o 'estrago' não foi tão grande, já que eu só vi o primeiro dos 3 filmes que foi lançado -q . Mas enfim, no volume único a estória que virou o filme um tem grandes diferenças entre o que acontece no filme e no livro e o livro acaba sendo bem mais cheio de detalhes do que filme, outro detalhe tbm é que no livro há uma história que antecede a história que virou o filme 1 e essa história tem detalhes importantes que não são mostrados no filme x_x . É que assim, a ordem cronologia em que os livros foram lançados não coincide com os fatos entenderam? Por isso acaba que O leão, a feiticeira e o guarda-roupas deixa muitos vagos que no último livro lançado acabam sendo preenchidos, tornado assim O sobrinho do mago o primeiro livro na ordem cronológica, entenderam? Para mais detalhes favor consultar a Wikipédia que lá está explicado detalhadamente essa parte u_u' .


Mas enfim, todas as histórias são simplesmente incríveis, do tipo que prende você até o final da livro e quando está chegando perto do fim você para porque não quer que o livro acabe, sentiram o drama né ? rsrs'.


Como se trata de uma sequência de livros cada uma estória sempre tem um ponto de ligação com a outra, por mais que as vezes ele fique meio obscuro ele sempre acaba aparecendo no final ou então não parecendo evidentemente mais depois fazendo sentido, o que é muito legal, porque isso faz com que as histórias desenvolvidas paralelamente a história dos estória dos irmãos Pevensie acabe sendo tão interessante quando a estória deles em si!


Okay esse foi um ponto que a sinopse não explicou e_e' , em cada crônica é narrada uma aventura dos irmãos Pevensie ( Pedro, Susan, Edmond e Luce ) pelo reino encantado de Nárnia! Ao todo são sete livros, eles são :



The Lion, the Witch and the Wardrobe (1950)

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (em inglês: The Lion, the Witch and the Wardrobe), concluído durante o inverno de 1949 e publicado em 1950, é o primeiro romance da série em ordem de publicação; porém, o segundo em ordem cronológica. Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país (a Feiticeira Branca), e que já completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar à terrível bruxa e trazer a paz de volta à Nárnia e a todos os que nela habitam.

Prince Caspian (1951)


Príncipe Caspian (em inglês: Prince Caspian ou até mesmo Prince Caspian: The Return to Narnia), concluído durante o outono de 1949 e publicado em 1951, é o segundo livro da série a ser publicado; porém, o quarto em ordem cronológica. Narra o retorno dos irmãos Pevensie à Nárnia, lugar onde passaram 1300 anos, enquanto que no nosso mundo apenas tinha passado um. Durante esse tempo, muitas coisas aconteceram: os telmarinos (humanos que vivem em Telmar) invadem à Nárnia, desmatando os bosques e assassinando as criaturas narnianas. É nesse momento que os Pevensie conhecem Caspian X, um bondoso príncipe telmarino. Logo após, eles deverão derrotar o telmarino e falso rei de Nárnia, Miraz (tio de Caspian), o atual comandante destes massacres no país. Para este plano se concretizar, eles terão novamente a ajuda de Aslam.
[editar] The Voyage of the Dawn Treader (1952)

The Voyage of the Dawn Treader (1952)

A Viagem do Peregrino da Alvorada ou A Viagem do Caminheiro da Alvorada (em inglês: The Voyage of the Dawn Treader), concluído durante o inverno de 1950 e publicado em 1952, é o terceiro livro da série a ser publicado; porém, o quinto em ordem cronológica. Neste romance, apenas Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, além do seu incômodo e emburrado primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X (que já era o rei de Nárnia) e do rato Ripchip, eles viajam à bordo do navio Peregrino da Alvorada, pois devem encontrar os sete fidalgos banidos por Miraz. Eles enfrentarão diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas, e como sempre, contarão com a ajuda de Aslam.

The Silver Chair (1953)


A Cadeira de Prata, ou O Trono de Prata (em inglês: The Silver Chair), concluído por Lewis durante a primavera de 1951 e publicado em 1953, é o quarto livro da série em ordem de publicação, o sexto em ordem cronológica, e o primeiro em que os irmãos Pevensie não aparecem. Nesta fantástica aventura, apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, vão à Nárnia; estando lá, eles devem encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X (agora, uma pessoa idosa à beira da morte). Com os conselhos de Aslam, Eustáquio e Jill devem percorrer Nárnia em busca de Rilian, e acabam por descobrir que o príncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.

The Horse and his Boy (1954)

O Cavalo e seu Menino, ou O Cavalo e seu Rapaz (em inglês: The Horse and his Boy), concluído durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, é o quinto romance da série a ser publicado; porém, é o terceiro em ordem cronológica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nárnia (ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie). Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra; para isto, passarão por incríveis aventuras, junto de Aravis e Huin.

The Magician's Nephew (1955)

O Sobrinho do Mago, ou O Sobrinho do Mágico (em inglês: The Magician's Nephew), concluído durante 1954 e publicado em 1955, é o sexto livro da série a ser publicado, e o primeiro em ordem cronológica. Este romance narra os acontecimentos durante os primórdios de Nárnia, preenchendo as lacunas deixadas no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Através de uns anéis mágicos fabricados por André Ketterley (também conhecido como Tio André), Digory Kirke e Polly Plummer viajam até Charn, um mundo muito antigo sem vida, onde acabam por libertar acidentalmente à feiticeira branca: Jadis. Depois de muitos acontecimentos, eles chegam a um mundo que acabava de ser criado por Aslam: a Nárnia. O livro também relata a origem do guarda-roupa e de como ele foi parar no nosso mundo.

The Last Battle (1956)

A Última Batalha (em inglês: The Last Battle), concluída durante a primavera de 1953 e publicada durante 1956, é o último romance a ser publicado, e também o último em ordem cronológica. Depois que a Calormânia, juntamente como seu líder Tash, invadem Nárnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar, e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam; lá, todos os "amigos de Nárnia" (os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory, Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido-se" de Nárnia por causa das coisas materialistas.



De todas as estórias a que mais me agradou foi a O sobrinho do mágico -q , essa é uma das estórias mais simples, sem lutas fantasticas e sem muita maldade, e foi justamente pela 'normalidade' da estória que ela me agradou tando (: .

aa o primeiro, segundo e terceiro livros lançados já viraram filmes \õ/ , eu só vi o primeiro, mas as criticas em relação ao segundo e ao terceiro (principalmente ao terceiro) me fazem ficar feliz por ainda não ter visto ^^" , mas assim que eu tiver um tempo eu vejo , eu acho >< .


Enfim gente acho que isso é tudo por hora ^^' , sei que o post ficou enorme e que a maior parte não vai ler tudo , mas espero que tenham gostado \õ/ .


Então, alguém já leu o livro ? Já viram algum dos filmes ? Conhecem os outros trabalhos do Lewis ? \õ/ .


Comentem e façam uma blogueira depressiva feliz \õ/ .. rs'.




11 comentários:

Igor Gouveia disse... [Responder comentário]

Adorei a resenha!

Quero esse livro pra mim, logo :3

Abraços.

Rafaela disse... [Responder comentário]

Wow, grande resenha. Eu ja tinha visto os filmes, mas sempre tive vontade de ler os livros. Eles ja vao pra minha listinha ;) Enfim, amei a resenha, me esclareceu muitas coisas.
BJS

HONORATO, Sandro. disse... [Responder comentário]

Tha :)
Eu nunca li nem vi os filmes mas adorei a resenha >.<

Beijos e tudo de bom

Carolina Ribeiro disse... [Responder comentário]

já assisti todos os filmes, mais sem duvida que os livros são bem melhores né? vou procurar ler.
Eu adoro a história, já amei os filmes, imagina o livro então *-*


www.garotascomplicada.com

Fernanda Araújo disse... [Responder comentário]

Esse livro é muito bom!
Diferente dos outros, eu n consegui ler ele direto, n por ser ruim, mas por cada hst ser única!
Recomendo! ^^

Bruna Teixeira disse... [Responder comentário]

Olá querida
o livro eu não li
mas os filmes eu vi e amei
bjos

brunaporelamesma.blogspot.com

Mariana disse... [Responder comentário]

Já ouvi falar nesse livro, mas nunca li.
Tem post novo. Comenta?
Girl Teen

Lele Fernandes disse... [Responder comentário]

Sou louca por ler o livro. Só vi os filmes mas creio que o livro deve ser bem melhor.

http://estilooque.blogspot.com/

Mari disse... [Responder comentário]

Já vi o filme mais ainda não tive oportunidade de lê o livro
Então estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
Já estou seguindo
http://pensamentoselivros.blogspot.com/
@Storieandadvic
Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
Beijo

Mi disse... [Responder comentário]

Eu AMO os filmes [principalmente aqueles que tem a coisa gostosinha do Ben Barnes, hahaha] e tenho o volume único mas ainda não li! Espero que em breve eu tenha tempo de ler!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá,vim conhecer seu cantinho e aproveitei para seguir!
Parabêns pelo Blog!

Se quiser me fazer uma visitinha,será muito bem vida e se quiser seguir também,sinta-se em casa!
Beijinhos no core!

Blog Uma Mulher bem Vestida

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^