Papeando por ai #03


Oii gente \õ/ , tudo bem com vocês ? Comigo, ah sl, prefiro não comentar nada (: . 

Enfim, estou aqui para apresentar para vocês a entrevista super legal que eu fiz com a Carolina do blog Cantinho da Carolina

Então, vamos lá \õ/ . 

Primeiro, Carol obrigada por entrar em contato ! Vamos as perguntas (: . 

Eu ~ Você deve saber que no Brasil a leitura não é lá muito incentivada pelos pais durante a infância. Como foi que os seus pais te ajudaram no seu envolvimento com os livros? Eles sempre te incentivaram na infância ou não?
 
Carol ~ Quando era pequena e não sabia ler, meus pais liam todo dia histórias e depois fui aprendendo e lendo eu mesma aquelas histórias até sabê-las de cor. Depois, fui crescendo e passava meu tempo estudando e nas horas vagas eu ia brincar com meus colegas. Nesse meio tempo não li mais nenhum livro, só pensava em brincar. Só fui voltar a ler na quarta série, quando a professora trouxe uma caixa com livros dados pelo governo. Ela me deu A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga, lembro adorei. Fiquei dois dias inteiros lendo. E foi aí que comecei a prestar atenção aos livros.

Eu ~ De onde veio o seu amor pela leitura?
 
Carol ~ Desde pequena, quando meus pais me contavam histórias. Acredito que isso ficou adormecido durante os anos em que não li e quando ganhei aquele livro (A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga), minha paixão por livros acordou e aflorou.
Depois que fui para a quinta série e mudei de escola, conheci a Hellen, que é minha amiga há oito anos. Foi ela que me apresentou Sidney Sheldon e me abriu um novo leque de opções de livros. Sou obsessiva hoje por culpa dela. hehe
 
Eu ~ Teve algum livro que marcou a vida? Se sim, qual é e porque ele marcou.
 
Carol ~ A Bolsa Amarela me marcou muito pois foi com ele que "voltei" a ler, mas depois me marcaram Harry Potter e Sidney Sheldon. Não sei porque esses últimos me marcaram, mas acho que foi por causa que saí daquela literatura bem infantil e comecei a ler infanto-juvenil e posteriormente, livros mais adultos.
 
Eu ~ Há algum livro que você queria muito ter na sua estante, mas não tem? Se tiver, qual é.
 
Carol ~ A série Outlander de Diana Gabaldon. Quero muito esses livros mas atualmente minha condição financeira não permite, só o primeiro livro custa R$80,50. Pois é... estou deixando para quando trabalhar (o que será ano que vem... 2012 será o ano das minhas compras hehe).

Eu ~ Já comprou algum livro na expectativa imensa por ele e se arrependeu? Se teve qual foi e porque se arrependeu.
 
Carol ~ Sim, muitos. Me arrependi de ter comprado Fallen, Sussurro, Swon, Para Sempre, principalmente. Muita gente gostou desses livros (podem me chamar de louca), mas não consegui gostar, achei as histórias meio bobas ou infantis demais. Até hoje penso porque que comprei eles, foram decepcionantes. Não comprei eles com muita expectativa, foi mais pelas capas e sinopse mas mesmo assim me arrependo.

Eu ~ Costuma seguir 'modinhas' na hora que está escolhendo um livro para comprar?
 
Carol ~ Já segui antes, quando era lançado o livro, e a capa e a sinopse eram chamativas eu comprava (foi o que aconteceu nos livros da pergunta anterior). Depois disso, fiquei super crítica para comprar algum livro: leio a sinopse, vejo a cotação do livro, leio resenhas e etc. Gosto que compra não para ver se vai ser um livro bom ou não, gosto de ter a certeza que aquele livro não é ruim e que meu dinheiro foi bem gasto. Gosto de pensar que dessa forma só compro possíveis favoritos.
 
Eu ~ O que mais pesa para você na hora de escolher um livro para comprar, o preço, o assunto ou o autor/autora que escreveu?
 
Carol ~ Levo tudo em consideração: a autora, a estória, a classificação do livro, resenhas, preços. Primeiro vejo quanto posso gastar, se bem que sou um tanto exagerada na hora da compra, mas dependendo da grana vejo qual livro ou quantos compro; depois vejo que assunto estou a fim de ler; e dentre os que quero procuro aquele mais bem cotado ou sem muitas resenhas negativas. Aí sim eu compro. Procuro comprar livros que podem ser muito bom e que eu goste, não gosto de me arriscar em uma leitura e ver se eu vou gostar.
 
Eu ~ É controlada na hora de comprar livros ou sai comprando tudo o que quer?rsrs'.
 
Carol ~ Tento me controlar mas se vejo uma promoção boa não aguento e acabo comprando.
 
Eu ~ Se pode-se fazer uma pergunta a qualquer autor do mundo, que pergunta seria essa?*u*
 
Carol ~ São tantos autores que li esse ano e amei: Charlotte Bronte, Judith McNaught, Suzanne Collins, Elizabeth Gaskell, Nora Roberts e etc. Acho que não conseguiria achar uma única pergunta para fazer há alguma delas, preferiria ouvia um debate entre elas. Acredito que seria fascinante e inspirador ouvir todas essas escritoras debatendo sobre a literatura.
 
Eu ~ Costuma assistir as adaptações dos seus livros favoritos para o cinema? Gosta delas? Qual foi a melhor adaptação? E a pior adaptação?
 
Carol ~ Sim. Já vi Desejo e Reparação (filme) baseado em Reparação de Ian McEwan, Jane Eyre (filme e série da BBC) baseado no livro homônimo de Charlotte Bronte, Norte e Sul (série da BBC) baseado no livro homônimo de Elizabeth Gaskell, Orgulho e Preconceito (filme) baseado no livro homônimo de Jane Austen O Morro dos Ventos Uivantes (filme) baseado no livro Homônimo de Emily Bronte e muitas outras.
Todas que eu citei eu gostei muito das adaptações. É difícil dizer qual a melhor mas eu chutaria em Jane Eyre (série da BBC). Gostei muito dessa adaptação em especial, Jane Eyre é um livro fantástico. Mr. Rochester roubou o posto de Mr. Darcy para mim. Quem não leu, CORRE e vai ler.
Acho que a pior foi Eragon. O filme comparado com o livro decepciona e muito.
 
Eu ~ Atualmente a literatura nacional vem tendo um crescimento incrível! O que acha desse aumento? Costuma ler autores nacionais?
 
Carol ~ Acho ótimo. É bom ver que cada vez mais nossos escritores estão tendo mais espaço para suas obras. Já li tantos livros estrangeiros ruins mas que são exaltados, enquanto que tem por aí livros nacionais tão melhores.
Antes que criar o blog não lia tantos livros nacionais, mais aqueles pedidos pela escola e os clássicos como Machado de Assis. Agora, já fiz parcerias com alguns e estou a procura de mais escritores novos para conhecer.
Um autor nacional que gosto bastante é Jorge Amado, e tenho muita vontade de ler algo de André Vianco, principalmente o livro Os Sete.
 
Eu ~ Já pensou em escrever um livro? *-* , se pensou, como seria esse livro?
 
Carol ~ Já pensei sim. Tenho várias histórias que comecei mais nunca termino. Quase todas são romances. Quem sabe um dia consigo terminar e publicar!
 
Eu ~ Costuma julgar um livro pela capa? Já fez alguma vez isso e se arrependeu?
 
Carol ~ Já julguei muito o livro pela capa. E em muitas ocasiões me arrependi ou me surpreendi.
Tento não julgar mais, leio a sinopse, vejo a cotação e procuro resenhas confiáveis para ler antes de comprar.


Rapidinhas
 

- Livro favorito? ~ Jane Eyre de Charlotte Bronte
 

- Autor/autora favorito? ~ Jane Austen
 

- Personagem favorito?Katniss (Jogos Vorazes - Suzanne Collins)
 

- Citação favorita?
"Girando o corpo, encaminhou-se para a escrivaninha, apoiando as mãos úmidas no tampo de madeira, esperando até que ele se viu forçado a encará-la. Parecendo um anjo corajoso e determinado, Elizabeth enfrentou seu adversário, com a voz trêmula de amor.
—Escute-me com atenção, meu querido, pois vou lhe dar um aviso bem claro de que não permitirei que faça isso conosco. Você me deu seu amor, e eu não vou deixar que o tome de volta. Por mais que você tente, mais força eu terei para lutar. Vou assombrar seus sonhos à noite, exatamente como você fez com os meus, em todas as noites em que ficamos separados. Vai permanecer longas horas acordado, desejando-me ao seu lado, e sabendo que eu também estarei ansiando por você. E quando não puder mais suportar... — prometeu, dolorosamente —, então voltará para mim, e eu estarei à sua espera. Vou chorar em seus braços e lhe dizer o quanto lamento todo o mal que lhe causei, e você me ajudará a encontrar uma maneira de perdoar a mim mesma...
—Maldição! — ele gritou, o rosto pálido de fúria. — O que mais é preciso para fazê-la parar?
Ela encolheu-se sob o ódio na voz que amava tanto. E rezou para conseguir dizer tudo o que tinha a dizer sem começar a chorar.
—Eu o magoei demais, meu amor, e vou continuar a magoá-lo nos próximos cinquenta anos. E você também vai me ferir, lan, embora eu espere que nunca mais seja tanto quanto está me ferindo agora. Mas se é assim que tem de ser, vou suportar tudo pois minha única alternativa seria viver sem você, e isso é o mesmo que a morte. A diferença é que eu sei disso, e você... ainda não sabe."
(Alguém para Amar - Judith McNaught)
 

- Livro mais desejado atualmente?A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon
 

- Gênero literário favorito? ~ Romance
 

- Mocinhos ou vilões? Mocinhos
 

- Número máximo de livros lindos em um mês?Mais ou menos uns vinte.
 

- Melhor leitura feita em 2011? ~ Trilogia Jogos Vorazes
 

- Livro mais esperado que será lançado em 2012? O Pássaro de Samanta Holtz (o livro será publica em janeiro pela Novo Século. Estou louca para conferir mais uma obra nacional).
 

- 5 livros que todo mundo tem que ler na vida? 

(Pode ser 6?)

Alguém para Amar - Judith McNaught

Norte e Sul - Elizabeth Gleghorn Gaskell
Jane Eyre - Charlotte Bronte
Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden



Bem gente essa foi a entrevista que eu fiz com a Carol \õ/ , gostaram ? Espero que sim *------* . 

Quem quiser ser entrevistado basta mandar um email para : thaalita.oliveira@yahoo.com, que o mais rápido possível eu vou responder :D . 

Então é isso gente ~.~ . 

Beijos, beijos e até qualquer hora ai õ/ .

12 comentários:

Caçadora de Livros disse... [Responder comentário]

Concordo!
Jogos Vorazes é muitooooo bom! ^^
|º/

Carolina Lopes disse... [Responder comentário]

Adorei fazer a entrevista!!!
Bjos, Carol.

Mari ♥ disse... [Responder comentário]

Que bacana essa entrevista hein eu adorei, ainda não conhecia o blog da Carol. vou lá segui pois adorei as respostas dela =)

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Nana disse... [Responder comentário]

Oiii
Ótima entrevista
E preciso imediatamente ler JV e algo do Sidney!


beijos
Nana - Obsession Valley

ϟ Juℓy ® disse... [Responder comentário]

Nossa, adorei a entrevista e o blog!
Fiquei lembrando de um monte de livros que eu quero ler!!

Parabéns!
Beijos

HONORATO, Sandro disse... [Responder comentário]

Tha :)
E ai como vai?
Curti a entrevista *-*
Ontem tava numa livraria e tinha uns livros do Sidney Sheldon mas eu não tinha grana :( kkkkkkkkk

Ein,viu lá meu novo post ? ^^

Beijos e um bom final de semana

Geórgia Pinho disse... [Responder comentário]

Thaaaaaaaaalita, até hoje eu espero o resultado do concurso que eu participei no teu blog u_u e tu nunca ta bem nér ? somos duas :) ,


http://internosconflitos.blogspot.com

Giih Reis (Gisele) disse... [Responder comentário]

Amei a entrevista *-*

Bjs,
Giih!

http://littlebadgirlcute.blogspot.com/

Kawanny Arruda disse... [Responder comentário]

Ficou muito boa as perguntas e as respostas também =D
Adorei aqui, quando puder visitar meu blog ficarei muito feliz! Beijos'
http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com

Mireliinha disse... [Responder comentário]

AMEI a entrevista *-*
E não podia deixar de 'falar' sobre citação e indicação da DIVA Judith McNaught <3
Alguém Para Amar é MUITO LINDO! Quem curte um bom romance deve realmente ler esse livro e os outros livros dessa autora, que arrasa!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Kimberlly disse... [Responder comentário]

Nossa, adorei essa entrevista. Vários livrinhos foram colocados na minha lista.
Ah, eu vou tomar vergonha e ler Jogos Vorazes... rs.
Beijo,
http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

Samanta Holtz disse... [Responder comentário]

Que fofa a entrevista com a Carol!!!

Fiquei surpresa e super feliz ao ver que o lançamento mais esperado é o meu romance, "O Pássaro" :D

Uauuuuuuuuuu!!!


Um super beijo, queridas ;)

Samanta Holtz
www.samantaholtz.blogspot.com

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^