Mais dia menos dia, a paixão - Nelson de Oliveira

A muito tempo que estava querendo escrever sobre esse livro, só que não lembrava da história direito e dessa vez o google não me ajudou a encontrar nenhum blog que falasse o que eu precisava desse livro. Então fui na casa da minha amiga que tinha me emprestado esse livro e ela ainda tinha o livro ( é que faz bastante tempo que li esse livro, bastante tempo tipo uns 3 ou 4 anos atrás). Dai hoje re-li o livro e encontrei o que precisa para escrever sobre ele, então vamos lá. 

Mais dia menos dia, a paixão conta a estória (lembre-se que está certo assim mesmo, já que essa é uma história ficticia) do Xandu, ele tem 12 anos e está bem na época do seu primeiro amor, a cabeça do cara está um confusão, ele tem medo de ir falar com ela porque não sabe se ela gosta dele, ele sente aquele friozinho na barriga só de ela dar uma olhada para ele, ele só falta morrer quando ela fala com ele. Enfim ele está mesmo muitooooo apaixonado por ela, só que não sabe como falar isso para ela, ele sente a coragem para ir falar com ela, só que quando chega na frente dela as palavras parecem que somem de sua boca, então ele acaba mudando de assunto. Ai o primeiro amor nós fazer cada coisa não? Eu ainda lembro do meu, foi a tanto tempo que nem sei porque lembro..rs'. 
Mas enfim, as semanas passam e Xandu continua sem coragem de falar com Beatriz - essa é a menina que ele gosta -, nessas semanas Carlito Figueiroa, que também é afim de Bia começa a perseguir o Xandu! Ele para o Xandu na saída da escola e diz para ele parar de falar com a Bia, dai o Xandu meio que revida e ele dá dois tapas no Xandu, depois disso o Xandu revida e sai correndo nisso o Carlito começa a correr atrás dele, depois de muita correria Xandu acaba tropeçando em uma lata de lixo e cai, nisso o Carlito cai por cima dele e como o Carlito é maior, bem, bem maior que o Xandu ele acaba imobilizando o Xandu e dá umas porradas nele, umas boas porradas. Depois disso o Xandu sai de lá todo dolorido fisicamente e se sentindo muito mal psicologicamente também. Mais dias se passam e as coisas entre ele e Bia nada de sairem, até que em uma noite de sábado Xandu vai para uma praça que tem na cidade dele, lá nessa praça ele encontra Valquiria (que é uma amiga dele) e eles ficam conversando por bastante tempo, quando eles estam conversando ele vê a Beatriz conversando animadamente com seu melhor amigo, Cazuza! Ele fica com muito ciume quando vê a cena, mas decide não fazer nada e continua a conversar com Valquiria, nisso que eles estam conversando eles acabam encontrando uns amigos pela praça e esses amigos estam bebendo fanta 'batizada' com vodka, o nome que eles dão é hi-fi (raifai). O Xandu não bebe, mas dai deram um pouco de hi-fi para o cara ai ele começa a falar sobre a criação do mundo na visão dos índios e mais um monte de coisas e nisso ele vai bebendo mais e mais, até que ele desmaia no meio da rua! Na hora que ele desmaia é levado para casa por Bia, Valquiria e Cazuza no carro de alguém que ele nunca descobriu quem é, quando estam levando ele para casa ele finalmente toma coragem e conta para Bia que é apaixonado por ela. Depois desse dia ele passa uma semana ser sair de casa porque fica muito mal. Depois dessa uma semana, bem no primeiro dia que ele sai de casa ele encontra Bia indo para a escola e como eles estudam na mesma sala acabam indo juntos, nisso a Bia pede desculpas por não ter ido na casa dele nenhuma vez e se declara para ele! Isso mesmo a Bia é afim dele *--*. Nisso ele fica sem saber o que falar e acaba parecendo um bobão na frente dela no começo rs', depois disso a Bia diz que ela vai se mudar para outro estado! O Xandu fica mega revoltado por não poder fazer nada para mudar essa situação, mas eles decidem que vão viver o agora já que não sabem se vão ter futuro, por isso eles começam a namorar e ficam juntos por quase 3 semanas. Depois disso a Bia vai embora e eles ficam se comunicando por cartas, no inicio as cartas são frequentes, mas depois a paixão começa a acabar e eles passam a não se comunicar tão diariamente. Anos se passam e o Xandu se apaixona pela Valquiria! No final do livro o Xandu diz que está namorando ela. 


Esse livro é muito lindo, mostra realmente como o primeiro amor afeta a vida de uma pessoa, quando eu estava lendo ele hoje pela manhã me senti voltando no tempo alguns muitos anos. 


Não consegui achar uma citação para ele que defini-se o livro, por isso escolhi uma passagem que ele fala sobre ciúmes e como sou muito ciumenta acho que vou levar isso para a minha vida...rs' 


"O ciúme nos diminui, nos torna menos digno diante das outras pessoas, nos paraliza o pensamento, nos impede de raciocinar. Ele nos entristece, pois está sempre acompanhado de uma dor no estômago, de uma vontade louca de cavar um burraco e se meter dentro dele. 
Quando enciumados nos sentimos traídos, e o que poderia ser mais degradante no universo amoroso do que uma traição?"

1 comentários:

Mariana Oliveira - (i_ammoreme@hot...) disse... [Responder comentário]

Oi! Então, estava procurando sobre esse livro a um tempinho, pois se eu não me engano deve ter sito primeiro que eu li "de verdade" e como era da escola tive que devolver mas fiquei com curiosidade de saber sobre os outros livros citados no final deste. Você poderia postar/me informar os titulos?

Bom, de qualquer forma agradeço desde já! xoxo

Oii, obrigada por comentar (:
Deixe seu link que eu visito o seu*0*


Em caso de pedidos de parceria favor dê uma olhada na página de parcerias e siga o passo-a-passo que tem lá ^^

Se gostou do post e quer repostar ele deixe seu email nos comentários que eu lhe envio ^^